AGA/UEMA realiza a SEMANA DE MEIO AMBIENTE – SEMEIA 2018

Por em 13 de junho de 2018

A SEMEIA 2018 aconteceu no Prédio do Curso de Ciências Biológicas, durante os dias 07 e 08 de junho do ano corrente, o mesmo teve como tema “Compartilhando Experiências para o avanço da Sustentabilidade”. O primeiro dia de programação teve como enfoque os Gestores e Comissões da AGA instaladas nos Campi da UEMA, e no segundo dia o foco foram atividades referentes à Educação Ambiental Formal.

Desse modo, o primeiro dia iniciou com a palestra Administração Sustentável – Gestão Eficiente, tendo como palestrante Ketlin Feitosa de Albuquerque Lima Scartezini, atual Assessora-Chefe de Gestão Socioambiental no Superior Tribunal de Justiça. Logo após foram apresentados as ações da Assessoria de Gestão Ambiental em cada Campus, foram no total 11 trabalhos, sendo três deles premiados com o troféu BOAS PRATICAS, estes foram:

– Ações da AGA para Educação Ambiental e Sustentabilidade do CESC/UEMA (Comissão Caxias)

– Benefícios da reciclagem (Comissão Pedreiras)

– Mentes em ação: Implantação da Política dos 3 Rs no CESPI/UEMA (Comissão Pinheiro)

Abertura do evento

Palestra de Abertura

Seguido pela distribuição de sementes de espécies nativas e adubo orgânico; ECOCINE no qual foi apresentado o documentário “Lixo Extraordinário”; lanches feitos a partir do aproveitamento integral de frutas. Além dos Grupos de Trabalho (GT) que visavam levantar as dificuldades dos Campi e procurar soluções por meio de um planejamento eficaz.

Sementes doadas

Adubo doado

O segundo dia do evento contou com a Apresentação do Plano Estadual de Educação Ambiental, realizada pelo palestrante Prof. Me. Luís José Câmara Pedrosa (SEDUC/SEMED/CIEA), seguido pela troca de experiências com a comunidade escolar onde foram apresentados 6 projetos e ações no âmbito da Educação Básica, que foram avaliados pela Profa. Dra. Raimunda Fortes, Profa. Dra. Francisca Muniz e Prof. Me. Luís Câmara. Ao final da avaliação foram premiados com troféus os três trabalhos a seguir:

– Conscientização da comunidade escolar C.E Paulo II, sobre a degradação do Rio Gaugan (C.E Escola João Paulo II)

– Sem o Paciência a vida para! (CE Ribeiro do Amaral)

– Educação Infantil Aprendendo Educação Ambiental e Sustentabilidade na Educação Infantil: Água, Sabendo Usar, Não Vai Faltar. Economize! (Unidade de Educação Básica Olinda Desterro)

Alunos Finalistas

Alunos dos projetos avaliados

Ainda no mesmo dia foi realizada a segunda edição do ECOCINE no qual foi apresentado o documentário “Seremos história?” e a oficina de montagem de Vassouras Ecológicas realizada pelo parceiro Lar de José.

POR: Andressa Silva