ASSESSORIA DE GESTÃO AMBIENTAL DE TIMON REALIZOU O PROJETO “PLANTANDO O FUTURO”

Por em 12 de dezembro de 2018

No dia 11 de dezembro de 2018 na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, campus Timon, realizou-se uma atividade acadêmica ambiental com o tema: plantando o futuro. Trata-se de atividade da Assessoria de Gestão Ambiental que vem introduzindo em todos os setores da UEMA suas boas práticas de conscientização e harmonia com o meio ambiente. Esse foi o início de uma longa caminhada de construção humana e marca coletiva da gestão ambiental desse campus.

Dando continuidade, a atividade acadêmica em evidência voltou-se para o reconhecimento da importância do plantio de árvores, quando se tem uma tendência mundial de desmatamento e degradação ambiental em detrimento da fauna e flora existentes em nosso planeta. Em observância a essas circunstâncias atuais, o singelo ato de curto tempo reuniu uma turma inteira de acadêmicos do curso de Letras, estando à frente o aluno Milton Pereira da Silva. Contamos também com a presença do curso de Pedagogia representado pela aluna Daniela Carvalho, a qual colocou para a roda de discussão a existência da Rede Campus Sustentável da América, criado por ocasião do Congresso Iberoamericano de Educação e Sustentabilidade Universitária, com isso o intuito passou a ser o de agregar países da América Latina no compartilhamento de praticas socioambientais no âmbito de suas universidades; até o presente momento são países participantes: Chile, México, Colômbia, Peru e Brasil. Para marcar o ato, será esboçado um álbum coletivo de todas as ações realizadas.

Conclui-se com as reflexões, a saber, sobre essa grande dimensão do desafio de formar profissionais capazes de exercer uma responsabilidade cidadã e sustentável na sociedade. Por isso resulta, a importância de coletivos como esse para o estímulo e fortalecimento de práticas sustentáveis e humanas onde há ensino e espaço para crescimento.

Plantação de mudas

Mudas plantadas