22 de Abril: Dia da Mãe Terra


Por em 22 de abril de 2020



Hoje, dia 22 de abril de 2020, comemora-se o dia da Terra. Essa data comemorativa foi instituída em 2009 pela Organização das Nações Unidas (ONU), criada para despertar a consciência sobre o desenvolvimento sustentável.
De acordo com Marco Lambertini, diretor-geral do WWF Internacional: “Biodiversidade e natureza sustentam nossas vidas, nossas economias, nossa saúde, nosso bem-estar e nossa felicidade. É o alicerce do nosso planeta vivo. Estamos empurrando o planeta e seus sistemas naturais até o limite.
E é nesse período de isolamento social, devido a pandemia do Covid-19, que devemos ver o mundo de uma forma melhor, buscando cuidar com responsabilidade do nosso lar, a Terra.
É nossa chance de usar nosso poder, como indivíduos coletivamente conectados pelas plataformas digitais, para agir em prol da proteção deste planeta. Começando primeiro em nosso lar, efetuando ações sustentáveis nessa quarentena.

Dicas:

1. Feche a torneira enquanto lava as mãos. Estamos em um período onde a higienização constante das mãos é mais do que necessário, entretanto não custa nada tentar economizar um pouco de água. É possível higienizar as mãos de forma adequada sem que a torneira fique aberta o tempo todo;

2. Hora de testar novas receitas, e que tal fazer o reaproveitamento integral dos alimentos? Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) apontam que o consumo humano é o segmento em que há mais desperdício, representando 28% do total.
Então, reduzir o descarte de comida depende das mudanças de hábitos nos lares. Jogar alimentos fora é um hábito tradicional da população brasileira que normalm日本藤素
ente não utiliza as partes não convencionais (folhas, cascas, entrecascas, talos e sementes) que podem ser aproveitadas para preparar pratos saudáveis e sustentáveis.

3. Faça um horta. Os supermercados nesta época de quarentena acabam ficando lotados e alguns, desabastecidos. Então porque não ter sua própria horta? Evitando sair de casa e ter um alimento livre de agrotóxicos. Então o que você puder cultivar é de grande ajuda. Temperos (alecrim, hortelã e manjericão) são a melhor escolha para iniciantes da jardinagem. Eles crescem rápido e têm cuidados simples.

4. Adeus plástico. Esse é o momento de se livrar dos descartáveis. Chega de copos de plástico de bebedouro ou talheres de marmita. E, incorporar tal hábito depois da quarentena, pode gerar um grande impacto positivo no meio ambiente. (OBS: a dica não se aplica a luvas, máscaras ou outros itens médicos que devem ser usados de acordo com a recomendação dos profissionais).

5. Separe o lixo. Agora quem está em casa tem tempinho extra para poder separar adequadamente seu resíduo (e leve esse hábito para além da quarentena). Faça três categorias de resíduos: orgânicos, recicláveis e lixo comum. E não se esqueça de limpar os itens recicláveis, para a segurança sanitária dos trabalhadores que os recolhem. Esses matérias podem ser destinados aos Ecopontos, podendo gerar um desconto na sua conta de energia ou o valor pode ser doado a alguma Instituição de caridade.

IMG_20200422_180129_124

Por: Ananda Figueiredo



Últimas Postagens