AGA/UEMA realiza a SEMEIA 2020, evento 100% online

Por em 17 de junho de 2020

Nos dias 4 e 5 de junho, ocorreu na plataforma (https://eventos.uemanet.net/) a SEMEIA 2020, evento da Assessoria de Gestão Ambiental da Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão em parceria com o Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET. A AGA/UEMA, a fim de manter a tradição do evento, mesmo em tempo de isolamento social devido a pandemia do “novo-coronavírus” ou Sars-CoV-2, planejou e executou um evento 100% online e gratuito, onde tivemos a oportunidade de ter o maior público já registado na SEMEIA.
Sabemos que Gestão e a Educação Ambiental são instrumentos essenciais para a garantir a Sustentabilidade do planeta e mesmo em épocas remotas, as temáticas ambientais são emergentes devido a necessidade de gestão dos resíduos, as quais devem ser amplamente divulgadas.
Com isso, a SEMEIA 2020 em sua nova versão digital, buscou comemorar a Semana do Meio ambiente, com uma programação recheada de atividades, dentre elas: fazer a divulgação e reconhecimento das ações realizadas nos Campi com a premiação do Selo de Boas Práticas; Palestras ao vivo com interatividade realizada pelo chat; Fórum de discussões, composto por contribuições de três Comissões da Assessoria (Caxias, Pedreiras e Pinheiro); 4 Palestras e 2 Oficinas gravadas e disponibilizadas em horário programado, compostas por fóruns, Lançamento de cartilhas e livro, tudo voltado para o tema do evento “AMBENTALIZAR PARA CONSERVAR”.
Como resultado obtivemos 1753 inscritos, pertencentes a 13 estados da federação, são estes: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Os inscritos podiam submeter até dois trabalhos, no total, foram submetidos 64 resumos expandidos para posterior publicação no Boletim Informativo da Assessoria de Gestão Ambiental.
O comitê organizador SEMEIA agradece a Universidade Estadual do Maranhão e a UMENET pelo apoio e respaldo tecnológico para a execução do evento. Agradecemos a participação dos inscritos ouvintes. O interesse pelos assuntos abordados e a participação ativa durante os dois dias, são motivo de satisfação para nós da equipe, que atuamos em busca de uma IES e comunidade ecologicamente sustentável.
Queremos aproveitar a oportunidade também para agradecer a todos os nossos palestrantes que se disponibilizaram a compartilhar seu conhecimento e que contribuíram enviando as suas palestras e estando ao vivo na plataforma com muito afinco a causa. Tivemos a satisfação de apresentar importantes informações técnicas envolvendo o conceito de qualidade de vida, educação ambiental e sustentabilidade. A AGA/UEMA aguarda vocês para a SEMEIA 2021.

Por: Ananda Figueiredo e Andressa Silva