A AGA

A Assessoria de Gestão Ambiental AGA/UEMA tem como meta desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que envolva todos os segmentos da Universidade na resolução de problemas socioambientais da IES. Por meio do desenvolvimento da consciência ecológica e do envolvimento dos diferentes setores, acredita-se ser possível incorporar ações que possam levar à consolidação de hábitos sustentáveis e necessários para uma melhor qualidade de vida e conservação do ambiente. A AGA/UEMA visa melhorar o desempenho ambiental da nossa Universidade, apoiado por uma equipe técnica, comitê diretor, corpo docente, corpo discente e técnicos administrativos. O SGA será estruturado inicialmente em três programas direcionados aos problemas ambientais da Universidade.

O corpo docente da UEMA já desenvolve, desde 2000, ações de Educação Ambiental que visam práticas sustentáveis, embora de formas pontuais em seus Cursos de Graduação e Pós-Graduação, além de discussões de grupos que compreendem a necessidade de um órgão hierárquico responsável pelo gerenciamento ambiental institucionalizado. Mas em 2010, diante da demanda gerada, foi instituída uma Comissão de Educação Ambiental.

 

2012 – Ano da Educação Ambiental na UEMA.

2013 – Instituída a Comissão Permanente de Educação Ambiental.

2015 – Instituída a Assessoria de Gestão Ambiental.

Desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na Universidade Estadual do Maranhão, visando atingir um modelo satisfatório de sustentabilidade ambiental por meio da manutenção dos sistemas naturais.

1 – Efetivar um SGA no Campus Paulo VI, a ser estendido aos demais Campi, como exemplo prático de gestão sustentável para a sociedade.
2 – Buscar equilíbrio ambiental e qualidade de vida.
3 – Respeitar as limitações e potencialidades do ambiente para o desenvolvimento das atividades humanas.