Projetos

NOSSO PAPEL - GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA UEMA

Através da disponibilização de caixas da AGA/UEMA nos setores administrativos, todo o papel descartado é recolhido com o apoio da Prefeitura de Campus, sendo transportado para a ECOCEMAR, que dá uma destinação correta aos resíduos, encaminhando-os as cooperativas de reciclagem. Além da destinação adequada aos resíduos, a ação ainda gera um bônus na conta de energia elétrica de uma Instituição Filantrópica que é escolhida anualmente por sorteio. A coleta será ampliada para o recolhimento de cartuchos e tornners de impressoras, pastas e caixas.

VAMOS LIMPAR O PRATO

“Desperdício zero, vamos limpar o prato!”, tem como objetivo a redução dos resíduos orgânicos que são gerados no restaurante universitário, tanto por parte dos usuários do RU, quanto pela cozinha. A AGA tem por meta conscientizar á todos que estes desperdícios trazem prejuízos econômicos mais a cima de tudo prejuízos ambientais. Uma forma de sanar qualquer resquícios ou sobras desses resíduos orgânicos, além da conscientização, AGA em parceria com a fazenda escola, prefeitura e RU têm como proposta transformar as sobras em compostagem para utilização em experimentos, arborização e jardinagem na UEMA.

ADOTE UMA CANECA

O projeto “Adote uma caneca” tem como objetivo reduzir a demanda de copos descartáveis de dentro do RU, inicialmente e posteriormente estender aos demais setores da UEMA. E notório que dentro do restaurante há um grande desperdício de copos e esse desperdício exacerbado, tem influenciado em uma grande poluição ambiental. A AGA preocupado com essa grande volume de resíduos lança o projeto “ADOTE UMA CANECA”, pois assim contribuímos para o nosso campo acadêmico, o nosso meio trazendo vários benefícios, pois quando adotamos esta medida estamos economizando cerca de 700 copinhos por ano, mais ou menos uns 3 copinhos por dia e reduzindo o ambiente agradece.

ÁGUA & ENERGIA

No projeto “Consumo consciente: Água e energia, vamos economizar!”, pretendemos evitar o desperdício de água e energia, otimizando o consumo e promovendo uma melhor eficiência hídrica e energética. Isso tudo será possível através do processo de conscientização de estudantes, servidores e gestores para a mudança de comportamento. Assim pouparemos os recursos naturais, desenvolvendo economia financeira e um consumo sustentável.