SEMANA DE MEIO AMBIENTE DA UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Superintendência de Gestão Ambiental desta instituição, visa contribuir na melhoria do desempenho ambiental da sociedade, promovendo diversas ações, a exemplo da Semana do Meio Ambiente – Semeia, que neste ano, terá será realizada nos dias 05, 06 e 07 de junho, tendo como tema central: RESÍDUOS SÓLIDOS DO PRESENTE, RECURSOS SUSTENTÁVEIS DO FUTURO.
A discussão dessa temática de grande relevância, tem como objetivo, o entendimento sobre as seguintes temáticas: a extensão do problema, analisando os fatores que contribuem para o descarte inadequado, investigando suas implicações no ambiente juntamente com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, em ações de educação ambiental que estimulem a adoção de práticas sustentáveis e iniciativas que possibilitem a mudança de comportamento e a internalização de atitudes ecologicamente corretas em seu cotidiano.

Comissão 2024:
Andréa Araújo do Carmo
Maria Izadora Silva Oliveira
John Jairo Saldarriaga Ausique
Hernando Henrique Batista Leite
Carliane Gomes dos Santos
Luciana Barros Oliveira
Ananda Brenda Sousa Figueiredo Torres
Mayana Martins de Sousa
Kelly Fernanda de Sousa Santos
kaylane Thays Silva Oliveira
Luis Henrique Fernandes de Andrade

PROGRAMAÇÃO SEMEIA 2024:

página em construção

Banner SALA VIRTUAL SITE (820 × 312 px)

Tecnologias aplicadas a Gestão Ambiental: como será o futuro?

Diferentes abordagens, tecnologias e práticas de Gestão Ambiental têm o intuito de sensibilizarem gestores dentro das organizações para implementar estratégias ambientais aplicadas aos processos, produtos e serviços com a finalidade de minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente.
Esses impactos ambientais, até pouco tempo, demonstravam que o desenvolvimento tecnológico e industrial pareciam ir contra a busca pela sustentabilidade e a conservação ambiental. Porém, o uso da tecnologia vem mostrar que é ,sim, possível se desenvolver e cuidar de nosso planeta. Essa parceria otimiza os processos em órgãos, instituições e empresas; consequentemente, reduz os impactos, melhorando o desempenho atual e os problemas existentes, como: emissão de dióxido de carbono (CO2), gestão de resíduos e consumo de recursos naturais em excesso, entre outros.
Esses processos se caracterizam como uma das principais ferramentas para obtenção de melhores resultados; por meio de novos componentes e matérias-primas confiáveis, com destaque para as tecnologias ambientais, que trazem resultados competitivos em termos de redução dos custos, além de certificação de processos. Em relação à Gestão Ambiental de produtos, as principais ferramentas são a análise do Ciclo de vida, a Certificação dos produtos(selos ecológicos) e o Ecodesign.
Diante disto, a Superintendência de Gestão Ambiental, da Universidade Estadual do Maranhão, traz na Semana de Meio Ambiente, a temática intitulada “Tecnologias aplicadas a Gestão Ambiental: como será o futuro?”. Este evento visa discutir temas atuais voltados à conservação dos recursos hídricos e energéticos; eliminação de materiais tóxicos e perigosos; redução da quantidade e toxicidade de todas as emissões e resíduos; e redução do impacto ambiental para a saúde humana, isso desde a extração da matéria-prima, na manufatura, no consumo uso e na disposição final.
A partir dessas reflexões espera-se subsidiar ações futuras pensando na minimização de problemas ambientais garantindo padrões ecológicos e socialmente aceitáveis de qualidade ambiental. Assim, é possível sim, pensar em uma abordagem diferente, com foco na conservação da natureza aliada às tecnologias ambientais, em busca de um planeta mais sustentável.
Que venha a 9ª SEMEIA!!!

Saiba mais:
Portifólio SEMEIA 2023

Link para inscrição:
eventos.uemanet.net