Projeto Nosso Papel: Gestão de Resíduos Sólidos na UEMA, Campus Paulo VI
Por SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO AMBIENTAL AGA/UEMA em 20 de agosto de 2015
O projeto resíduo sólido já vem sendo desenvolvido ao longo de 03 anos, com a execução de Bolsas de Extensão financiadas pela UEMA e já possibilitou o recolhimento e destinação correta de mais de 2.224,57 kg de papéis. Através da disponibilização de caixas da AGA/UEMA nos setores administrativos, todo o papel descartado é recolhido com o apoio da Prefeitura de Campus, sendo transportado para a ECOCEMAR, que dá uma destinação correta aos resíduos, encaminhando-os as cooperativas de reciclagem.
Este projeto possui caráter participativo e para o sucesso de sua execução é imprescindível a participação de todos. Na entrega das caixas nos setores administrativos é realizada ainda a ação de sensibilização, através de conversas formais e informais para a conscientização do desperdício de papel e jogar o mesmo no seu devido lugar, contribuindo assim na redução dos resíduos gerados em nossa Instituição.
Além da destinação adequada aos resíduos, a ação ainda gera um bônus na conta de energia de uma Instituição Filantrópica, que é escolhida por meio de sorteios. A Instituição escolhida para o ano de 2015 é a Fundação Antônio Jorge Dino, mantenedora do Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Bello, atuante há 40 anos no combate ao câncer no estado.
Desta forma, contribuímos não só para o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade, mas também na manutenção de uma instituição que rende através de seus esforços bons frutos em favor, sobretudo, de populações socioeconomicamente vulneráveis. Sentimos-nos assim, cumpridores de nossa responsabilidade por, mais uma vez, assumirmos de fato no desenvolvimento de nossas ações, nosso papel diante das inúmeras demandas sociais.
por: Alana Cardoso e Andreia de Lourdes