Trabalhos de Conclusão de Curso com enfoque na utilização de materiais recicláveis para o uso em construções sustentáveis são defendidos no curso de Engenharia Civil

Por em 8 de agosto de 2015

A construção civil figura dentre as atividades humanas que mais causam impacto no meio ambiente. Para minimizar esses impactos, este setor tem papel imprescindível no desenvolvimento de práticas e tecnologias ecológicas em suas atividades, poupando assim os recursos naturais e preservando o meio ambiente.

2Os desafios encontrados no setor de construção são muitos, consistindo basicamente na redução e otimização do consumo de materiais e energia, na redução dos resíduos gerado, na preservação do ambiente natural e na melhoria da qualidade do ambiente construído, sendo importantíssimo contribuir com iniciativas para o desenvolvimento da construção sustentável.

O Prof. Dr. Eduardo Aurélio Barros Aguiar, membro do Conselho Deliberativo da AGA/UEMA e docente do Curso de Engenharia Civil, ciente de seu papel enquanto educador e cidadão, orientou dois Trabalhos de Conclusão de Curso no semestre de 2015.1 que objetivaram o desenvolvimento de tecnologias que utilizem materiais recicláveis na produção de matéria prima sustentável para serem utilizadas na construção civil.

A estudante Marcela Silveira Soares defendeu o TCC intitulado “Estudo da adição de papel na produção de concreto de baixa resistência” que analisou o papel de duas maneiras, cortado e triturado, sendo adicionado ao concreto nas proporções de 20%, 40% e 60% em relação ao volume de cimento, onde, o papel triturado obteve melhores resultados, tanto em relação ao impacto ambiental quanto a resistência esperada, sendo batizado de ConcrePaper.

3Já o graduando Igor Vinicius Mendes Câmara Novaes defendeu a monografia “Estudo do uso de garrafa PET como agregado no concreto” que tratou sobre o uso de fibras de garrafa PET no concreto visando à reciclagem desse resíduo no meio. O estudo foi realizado utilizando-se duas porcentagens de PET: 20% e 40%. O destaque fica por conta da quantidade de garrafas recicladas que foram, respectivamente, 849 e 2.123 para cada porcentagem. O lado negativo do experimento ficou por conta da diminuição da resistência do concreto em 45% do padrão, porém isso não impede o uso do mesmo, já que ele pode ser utilizado em peças com finalidade não estrutural.

Além do orientador Prof. Dr. Eduardo Aguiar, participaram das bancas a Profa. Dra. Zafira da Silva de Almeida, Assessora de Gestão Ambiental da UEMA, o Prof. Esp. José Tadeu Serra Mourão e o Prof. Dr. Jorge Creso Cutrim Demétrio. A professora Zafira Almeida destacou a importância da elaboração destes estudos e que a AGA/UEMA está sempre a disposição para auxiliar no desenvolvimento de ações que visem induzir e fomentar práticas sustentáveis em nossa Universidade.

por: Andreia de Lourdes