AGA/UEMA participa de mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti no Campus Paulo VI
Por SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO AMBIENTAL AGA/UEMA em 19 de fevereiro de 2016
No dia 17/02 ocorreu o Mutirão contra o Mosquito, uma ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Com parcerias entre a AGA, o Serviço Social e Médico, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROEXAE da Universidade Estadual do Maranhão e a Vigilância Epidemiológica e Sanitária do Município, a ação foi realizada pela manhã visando a identificação e eliminação de focos do mosquito e conscientizar a comunidade acadêmica sobre a problemática.
Vale lembrar que a problemática do Aedes é sempre tema recorrente no país. Antes a preocupação era voltada para a Dengue, doença transmitida pelo mosquito, agora volta-se para outras duas consequências em que o vetor é o mesmo: a Febre Zika e a Chikungunya. Ao contrário deste último, a Febre Zika além de ser transmitida pelo mosquito pode ser transmitida por humanos atraves de relações sexuais e pela gravidez (de mãe para filho). Nesse último caso há uma enorme suspeita de que a febre seja a causadora dos diversos casos de microcefalia no país. Por isso o combate contra a proliferação do mosquito se mostra de extrema importância.
Durante o mutirão foi identificado diversos foco nos arredores dos prédios e em alguns deles. Esse terrível fato é resultado dos diversos resíduos descartados em lugares indevidos pelo campus. É preciso nos conscientizarmos de que nossas ações podem contribuir para a disseminação dessas terríveis doenças, ou para acabar acabar com elas. Só depende de nós!
“O trabalho que estamos fazendo é para o bem de todos, não só para a UEMA, mas para toda a sociedade. O mosquito da dengue é um problema de saúde pública”, Jessica Oliveira, agente pública da AGA.
Por: Sanderson Santos