Fevereiro Laranja: mês de conscientização da leucemia
Por SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO AMBIENTAL AGA/UEMA em 1 de fevereiro de 2021
Essa campanha foi sancionada em novembro de 2019 no Estado de São Paulo. Seus principais objetivos são alertar a população sobre importância do diagnóstico precoce e do tratamento da leucemia. Vale lembrar, que a Leucemia é o câncer que surge nas células do sangue e, assim, torna-se uma doença sistêmica, ou seja, não acomete apenas um órgão, mas todo o organismo e pode afetar pessoas de qualquer idade, tem sintoma semelhantes a outras doenças e pode ser diagnosticado no hemograma.
Como se tornar um doador?
-Para se tornar doador é necessário realizar um cadastro no órgão que busca doadores no Brasil e nos registros estrangeiros, o chamado Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME);
-É preciso ter entre 18 e 55 anos de idade;
-Estar com a saúde em bom estado geral;
-Não ter doença infecciosa ou incapacitante;
-Não possuir diagnóstico oncológico, doenças hematológicas ou do sistema imunológico;
-Ressaltamos que, algumas questões de saúde não impedem a doação, mas é necessária a análise de cada caso por um especialista.
Procura-se essa compatibilidade primeiro entre os parentes mais próximos. Caso não seja encontrado ninguém, procura-se nos bancos de medula(Redome).Daí vem a importância da doação de medula óssea. Achar alguém compatível é difícil. Entretanto, quanto mais voluntários doando, maior a chance de o paciente encontrar e poder realizar o transplante.