Semana Mundial do Aleitamento Materno (de 1º a 7 de agosto)
Por SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO AMBIENTAL AGA/UEMA em 2 de agosto de 2021
Na Semana Mundial do Aleitamento Materno (de 1º a 7 de agosto), é reafirmado que a Amamentação é a Base da Vida! Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda-se o aleitamento materno de forma exclusiva até os 6 meses. A amamentação é a melhor maneira de alimentar a criança nos primeiros meses de vida, é ideal para o crescimento saudável e para o seu desenvolvimento. O leite materno é o alimento natural para os bebês, ele fornece toda a energia e os nutrientes de que o recém-nascido precisa nos primeiros meses de vida. Todas as mães devem receber apoio prático que permita que iniciem e estabeleçam a amamentação e para que saibam lidar com as dificuldades comuns do aleitamento materno, incluindo medidas de controle e prevenção de infecções.
Ressaltamos, que as autoridades sanitárias e especialistas em todo mundo defendem que a amamentação deve ser mantida mesmo nos casos em que a mãe esteja com suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus. Até o momento, a transmissão do coronavírus por meio do leite materno e da amamentação não foi detectada. Documentos do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria, por exemplo, ressaltam as evidências de que a amamentação reduz a mortalidade neonatal e infantil, sendo fundamental para desenvolvimento ao longo da vida.
As mamães com sinais de gravidade de COVID-19 ou outras complicações que as impeçam de cuidar de seu bebê ou de continuar a amamentação direta, sempre que possível, devem ser incentivadas e apoiadas a retirar e fornecer com segurança o leite materno ao bebê, aplicando medidas apropriadas para o controle e prevenção de infecções.
O Brasil é reconhecido mundialmente pelas doações aos bancos de leite. A recomendação do Ministério da Saúde é que as mulheres não deixem de doar e nem de amamentar a criança mesmo em tempos de Covid-19.
A mulher que está amamentando e deseja ser doadora de leite materno pode entrar em contato com o Banco de Leite da Maternidade de Alta Complexidade pelos números (98) 99213-6886, (98) 98844-8591 ou 99613-7869
Por: Ananda Torres