O Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial – dia 3 de julho.


Por em 30 de agosto de 2023



Posts - Mês de Maio AGAUEMA (9)

O Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, é comemorado hoje, dia 3 de julho. É uma data para refletir e discutir sobre preconceito e ações de combate ao racismo. Existem diversas expressões racistas que são propagadas na sociedade e atestam a discriminação racial. Entre as frases que devem ficar fora do nosso vocabulário estão:

• Cabelo duro/ cabelo ruim: frases racistas como essa são atribuídas às pessoas com cabelos crespos, uma característica de boa parte da população negra. Existem diferentes texturas capilares e, ao invés de usar termos como “ruim”, “bom”, “bonito” ou “feio”, o correto é valorizar as diferenças.

• Você nem é tão negro(a) assim: essa ou frases do tipo “você é uma moreno(a) lindo(a)” ou “você é negro(a), mas é bonito(a)” apenas revelam o racismo de quem acredita que a beleza está em pessoas de pele branca, tendo como referência o padrão eurocêntrico. Ao elogiar alguém, o correto é apenas dizer, por exemplo: “você é bonito(a)” e/ou “você é belo(a)”.

• Da cor do pecado: a frase faz associação de pecado (impureza) à pele negra, enquanto ao branco a atribuição é de pureza. Além disso, relaciona a mulher e o homem negro sensualizado(a). Ao invés de usar a frase “da cor do pecado”, o correto é fazer apenas um elogio como: “linda(o)!”.

É fundamental reforçar que a prática de racismo é crime previsto no inciso XLII do artigo 5º, da Constituição Federal de 1988. Trata-se de crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão nos termos da lei. Não é piada, não é mimimi. Racismo é crime.

#orgulhodeseruema
#agauemaévocê
#racismoécrime



Últimas Postagens