Participação na Semana Acadêmica da UEMA

Por em 12 de dezembro de 2023

A Superintendência de Gestão Ambiental (AGA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), esteve presente na Semana Acadêmica da UEMA, que teve como tema “Cidadania ativa e Desenvolvimento Sustentável. O evento ocorreu de forma virtual nos dias 27 (segunda) de novembro a 1º (sexta) de dezembro.

WhatsApp Image 2023-12-12 at 15.10.33 (1)WhatsApp Image 2023-12-12 at 15.10.33WhatsApp Image 2023-12-12 at 15.10.32 (1)

O objetivo do evento foi elevar o desenvolvimento discente através do engajamento do alunado na produção cientifica da UEMA; socializar os conhecimentos gerados pela Universidade no âmbito da pesquisa, da extensão e da cultura; e incentivar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral a participar e a se engajar em eventos científicos. A programação foi voltada à comunidade científica da universidade e, também, à comunidade em geral.

A AGA participou:

– Ministrando as palestras:

• Cidadania e Meio Ambiente: uma relação construtiva em prol do desenvolvimento sustentável;

• Reaproveitar, reciclar e reimaginar sobre futuro dos resíduos sólidos;

• Politica de prevenção e combate á violência de gênero no âmbito da UEMA;

– Lançamento de 5 livros em parceria com a AGA:

• Guia Ambiental sobre os residuos sólidos urbanos:

nosso lixo de cada dia

• Atividades pedagógicas para uma educação sustentável

• Caminhos para a saúde planetária: o que podemos fazer?
• Educação superior na (pós) pandemia: como era? Como tem sido? Como será?

• Defensivos Naturais: cultivos saudáveis e sustentáveis.

Na semana acadêmica, a Superintendencia de Gestão Ambiental também foi indicada 3 vezes na categoria gestão do Prêmio Ods Uema José Oscar de Melo Pereira 2023, que é uma premiação que demonstrar o compromisso da Universidade com os objetivos de desenvolvimento sustentáveis, reconhecendo publicamente iniciativas de gestão, ensino, pesquisa e extensão, que trabalham ativamente para apoiar a implementação dos ODS na UEMA.