Gestão de reagentes vencidos e não utilizados
Por SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO AMBIENTAL AGA/UEMA em 22 de novembro de 2024
Gestão de reagentes vencidos e não utilizados
Você sabe como gerenciar reagentes químicos vencidos ou não utilizados?
Vamos aprender?
🔹 Identifique e separe: Primeiro, faça um levantamento dos reagentes que não estão mais em uso ou estão fora da validade.
Manter um inventário atualizado é essencial!
🔹 Armazenamento inicial em recipientes adequados: Os reagentes vencidos ou não utilizados devem ser primeiramente armazenados em recipientes adequados (como frascos plásticos ou vidros) que ofereçam segurança e protejam o material de contaminações e vazamentos.
🔹 Etiquetagem: Após o armazenamento inicial, é essencial identificar corretamente cada recipiente.
A etiqueta deve conter informações claras como o nome do reagente, data de validade e o estado do material (vencido ou fora de uso).
Isso facilita o controle e a inspeção de cada produto armazenado.
🔹 Transferência para bombonas: Após a etiquetagem, os reagentes devem ser colocados nas bombonas apropriadas para armazenamento seguro.
As bombonas são resistentes e ideais para armazenar os reagentes de forma hermética, evitando vazamentos ou reações indesejadas.
Lembre-se de separar substâncias incompatíveis para evitar riscos de reações químicas perigosas.
🔹 Descarte correto: Na Uema, contamos com bombonas para o armazenamento seguro e com uma empresa terceirizada que realiza a coleta toda terça e sexta-feira para garantir a destinação adequada desses materiais.
Gestão de reagentes é sinônimo de responsabilidade com o ambiente e compromisso com a segurança.
Faça parte dessa prática consciente! 🙌
Essa iniciativa demonstra o compromisso da Uema com a Lei N.º 9.795, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, além de contribuir para o cumprimento da AGENDA 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 (Educação de qualidade), ODS 9 (Industria, inovação e tecnologia) e ODS 12 (Produção e consumo responsável).
#Sustentabilidade #GestãoAmbiental #QuímicaResponsável #LaboratóriosSeguros #AGA #UEMA #DescarteResponsável #MeioAmbiente