O Papel dos professores no gerenciamento de resíduos químicos: Liderança e responsabilidade!


Por em 8 de novembro de 2024



Os professores desempenham um papel essencial na promoção de boas práticas de gerenciamento de resíduos químicos nos laboratórios.

Além de serem modelos de conduta, eles ajudam a formar uma cultura de responsabilidade e sustentabilidade entre os alunos. 🎓🧪

💡 Como os docentes podem liderar?

1. Educação e conscientização 📚: Professores podem incluir em suas aulas a importância do descarte correto de resíduos, mostrando os impactos negativos para o meio ambiente e a saúde.

2. Exemplo de boas práticas 🔬: Ao seguir rigorosamente as normas de descarte e incentivar a minimização de resíduos, os professores inspiram os alunos a fazerem o mesmo.

3. Escolha de reagentes menos perigosos 🧪: Sempre que possível, optar por substâncias menos tóxicas ou menos agressivas reduz o impacto ambiental e facilita o gerenciamento dos resíduos.

4. Supervisão de atividades laboratoriais 👩‍🔬: Acompanhando de perto os experimentos, os docentes podem garantir que os resíduos sejam gerados, armazenados e descartados corretamente.

5. Promoção de treinamentos 📝: Professores podem incentivar a participação de alunos em cursos e capacitações oferecidos pela AGA, fortalecendo o conhecimento sobre o gerenciamento de resíduos.

A colaboração entre docentes, alunos e a comunidade acadêmica é essencial para criar laboratórios mais seguros e sustentáveis.

Se precisar de apoio, entre em contato com a AGA para treinamentos e orientações. 💚

 

Essa iniciativa demonstra o compromisso da Uema com a Lei N.º 9.795, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, além de contribuir para o cumprimento da AGENDA 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 (Educação de qualidade), ODS 9 (Industria, inovação e tecnologia) e ODS 12 (Produção e consumo responsável).

#GestãoDeResíduos #ProfessoresLideres #Sustentabilidade #SegurançaNosLaboratórios #UEMA #AGA #Conscientização #MeioAmbiente



Últimas Postagens