Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente 2025
Por SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO AMBIENTAL AGA/UEMA em 8 de agosto de 2025
Ontem, 07 de agosto, a Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Maranhão (AGA/UEMA) participou do terceiro dia da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente 2025, que aconteceu de 05 a 08 de agosto. A UEMA atuou como membro da Comissão COE, organizadora da seleção e delegação dos estudantes.
O evento contou com a participação da Superintendente de Gestão Ambiental, professora Andrea Araújo do Carmo, e da chefe da Divisão de Avaliação de Impacto Ambiental, Maria Izadora Silva Oliveira.
Desde 2024, a comissão organizadora veio planejando esse importante evento, que recebeu 495 projetos para avaliação. Desses, 80 foram selecionados para a etapa estadual, onde ocorreu a apresentação e eleição de 20 projetos que representarão o Maranhão na Conferência Nacional, marcada para 07 a 10 de outubro, em Brasília.
A conferência também assegura a inclusão de vagas para alunos com deficiência (PCD), quilombolas, indígenas e estudantes do campo, garantindo uma participação democrática e plural.
A delegação será representada por 12 meninas e 8 meninos, destacando os municípios, São Luís, Raposa, Rosário, Imperatriz, Vitoria do Mearim, Bacabal, Passagem Franca, Santa Helena, São João dos Patos e Grajaú.
Parabéns a todos os estudantes envolvidos nessa iniciativa que fortalece a educação ambiental e o protagonismo juvenil! 🌱
✅ ODS 4 – Educação de Qualidade. Meta 4.7 – Até 2030, garantir que todos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover a sustentabilidade, direitos humanos, igualdade de gênero, cultura de paz e valorização da diversidade cultural.
✅ODS 5. Igualdade de Gênero. Meta 5.1 – Eliminar todas as formas de violência de gênero nas esferas pública e privada, destacando a violência sexual, o tráfico de pessoas e os homicídios, nas suas intersecções com raça, etnia, idade, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, territorialidade, cultura, religião e nacionalidade, em especial para as mulheres do campo, da floresta, das águas e das periferias urbanas.
✅ODS 13. Ação Contra a Mudança Global do Clima, Meta 13.3 – Melhorar a educação.