Vapores Tóxicos no Laboratório


Por em 26 de setembro de 2025



Vapores Tóxicos no Laboratório🧪

O que você não vê também pode ser perigoso!
☣️ Vapores tóxicos
Você sabia que muitos reagentes e solventes voláteis liberam vapores que ao serem inalados podem gerar desde irritações a efeitos crônicos à saúde?!

⚗️ Fontes comuns
• Solventes orgânicos: acetona, éter, tolueno;
• Reagentes voláteis: amônia, ácido clorídrico, ácido nítrico;
• Substâncias conservantes: formaldeído (formol).
Todas essas fontes, se não geridas corretamente, podem comprometer a segurança de todos.

✅ Armazenamento seguro
✔️Armazene os resíduos em frascos adequados, rotulados com nome do resíduo e validade;
✔️Mantenha os frascos bem vedados;
✔️Utilize o diagrama de Hommel para categorizar os reagentes;
✔️ Acondicione-os em armários resistentes e ventilados, próprios para químicos voláteis;

⚠️ Capela de exaustão
A capela é um equipamento que remove os vapores tóxicos do ambiente durante o experimento. Nunca trabalhe com substâncias tóxicas fora dela!
🧫 Caso comum
Durante uma prática, um frasco de folmol foi deixado aberto na bancada do laboratório, rapidamente o vapor espalhou-se pelo laboratório e vários alunos queixaram-se de ardência nos olhos.
Resultado: exposição dos alunos a vapores tóxicos, desperdício do reagente e risco de incêndio
💬Segurança e sustentabilidade andam juntas: Cuidar da vedação, armazenamento e manipulação correta de substâncias voláteis garante a segurança, sustentabilidade e a realização de uma ciência responsável.

Um laboratório seguro depende da atenção de todos !

🍃AGENDA 2030:
✅ ODS 4 – Educação de Qualidade
Meta 4.7 – Até 2030, garantir que todos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover a sustentabilidade, direitos humanos, igualdade de gênero, cultura de paz e valorização da diversidade cultural.
Além disso, essa ação está alinhada com a categoria EDUCATION (Ed) do GreenMetric, reforçando o compromisso da UEMA com práticas educacionais inclusivas e sustentáveis.



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