Na tarde do dia 12 na programação ambiental da Semana Acadêmica da UEMA.
Por SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO AMBIENTAL AGA/UEMA em 13 de novembro de 2025
Na tarde do dia 12, foi realizada a palestra “Educação Ambiental Climática”, ministrada pelo Dr. Edson Grandisoli, Diretor Educacional da Reconecta, Assessor da UNESCO e representante do programa Escolas pelo Clima. Ele destacou a educação como ferramenta de transformação frente aos desafios das mudanças climáticas, apresentando estratégias de engajamento e conscientização ambiental.
Em seguida, ocorreu a mesa-redonda “Perspectivas para a COP 30: Global para quem?”, mediada pela Eng. Agrônoma Maria Izadora Silva Oliveira, pós-graduanda em Sustentabilidade (UEMA) e Chefe da Divisão de Avaliação de Impacto Ambiental da AGA/UEMA.
Participaram do debate:
Sara Sales (COMUMA) – Engenheira Ambiental, mestranda do ProfÁgua/UEMA e vice-presidente do Instituto Ecos de Gaia;
Luzenice Macedo Martins (IMAS) – Mestre em Saúde e Ambiente e Vice-presidenta do Instituto Maranhão Sustentável;
Naiara Rabelo Valle (CONERH) – Bióloga e mestra em Conservação da Biodiversidade, representante do Conselho Estadual de Recursos Hídricos;
Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho (FAPEMA) – Presidente da FAPEMA e docente da UEMA.
Durante o momento foram distribuídas mudas produzidas na Fazenda Escola.
O debate promoveu uma reflexão crítica sobre a COP 30, abordando governança ambiental, justiça climática e o papel da sociedade e da academia nos processos decisórios.
AGENDA 2030:
✅ ODS 4 – Educação de Qualidade
Meta 4.7 – Até 2030, garantir que todos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover a sustentabilidade, direitos humanos, igualdade de gênero, cultura de paz e valorização da diversidade cultural.
Além disso, essa ação está alinhada com a categoria EDUCATION (Ed) do GreenMetric, reforçando o compromisso da UEMA com práticas educacionais inclusivas e sustentáveis.




