Participação da AGA na obra “Vozes e Ecos à COP30”,
Por SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO AMBIENTAL AGA/UEMA em 24 de novembro de 2025
A Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Maranhão (AGA/UEMA) teve a honra de participar da obra “Vozes e Ecos à COP30”, lançada durante o XVI Encontro de Administração e Pensamento Social Brasileiro, realizado no dia 19 de novembro de 2025, no Auditório de Arquitetura e Urbanismo da UEMA, no Centro Histórico de São Luís.
A noite foi marcada por celebração, diálogo e reconhecimento, reunindo pesquisadores, gestores, estudantes e representantes das instituições que fortalecem o debate socioambiental no Maranhão e na Amazônia Legal. Foi um momento especial de reafirmação coletiva do compromisso com a sustentabilidade, a educação ambiental e a ação climática.
A contribuição da AGA/UEMA se materializa no capítulo 13, intitulado:
“Desafios no Maranhão para a gestão ambiental à luz da COP30”,
escrito pela Superintendente Profa. Dra. Andréa Araújo do Carmo e pela Profa. Esp. Ananda Brenda Sousa Figueiredo Torres, responsável pelas mídias institucionais da AGA.
A participação na obra reafirma o papel da UEMA como instituição comprometida com o debate científico e social sobre o clima, conectando pesquisa, extensão, políticas públicas e responsabilidade institucional.
Compromisso com a Agenda 2030
A ação está alinhada ao ODS 4 – Educação de Qualidade,
Meta 4.7, que visa garantir, até 2030, que todas as pessoas adquiram conhecimentos e habilidades para promover: sustentabilidade; direitos humanos; igualdade de gênero; cultura de paz e não violência; valorização da diversidade cultural.
Além disso, integra a categoria EDUCATION (Ed) do UI GreenMetric, reforçando o empenho da UEMA em desenvolver práticas educacionais sustentáveis, inclusivas e orientadas para a transformação social.
#UEMA #AGA #Sustentabilidade #GestãoAmbiental #COP30 #EducaçãoAmbiental #AmazôniaLegal #Maranhão #ODS #GreenMetric #PesquisaUEMA #ExtensãoUEMA #VozesEECosÀCOP30



