ACIDENTE QUÍMICO: contato com a pele ou os olhos, o que fazer? ⚠️
Por SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO AMBIENTAL AGA/UEMA em 21 de dezembro de 2025
ACIDENTE QUÍMICO: contato com a pele ou os olhos, o que fazer? ⚠️
Acidentes podem acontecer, mas quando envolvem produtos químicos, a atenção deve ser redobrada, especialmente em ambientes laboratoriais. A exposição pode causar danos sérios e, por isso, agir imediatamente é fundamental para reduzir riscos e proteger a saúde.
Contato com a pele
Não esfregue, pois isso espalhar ainda mais o produto químico, Lave a área atingida com água corrente por, no mínimo, 15 minutos, Não tente neutralizar a substância com produtos caseiros. Após a lavagem, cubra levemente com gaze limpa e procure atendimento médico.
Contato com os olhos
Corra imediatamente para o lava olhos Pisque durante a lavagem para ajudar na remoção do produto, não pressione os olhos. Proteja com gaze limpa e procure atendimento médico o quanto antes.
Caso haja contato com as roupas, retire cuidadosamente qualquer peça contaminada para evitar a propagação do produto.
Independentemente da aparência inicial da lesão, procure atendimento médico e identifique o reagente utilizado na prática, pois essa informação é essencial para orientar o tratamento adequado.
Lembre: A segurança deve estar presente em todas as etapas da prática. AGENDA 2030:
✅ ODS 4 – Educação de Qualidade
Meta 4.7 – Até 2030, garantir que todos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover a sustentabilidade, direitos humanos, igualdade de gênero, cultura de paz e valorização da diversidade cultural.
Além disso, essa ação está alinhada com a categoria EDUCATION (Ed) do GreenMetric, reforçando o compromisso da UEMA com práticas educacionais inclusivas e sustentáveis.


