Oficina de reuso de materiais de expediente é realizada no CCT
Por SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO AMBIENTAL AGA/UEMA em 18 de julho de 2016
A AGA através da oficina realizada no Centro de Ciências Tecnológicas no dia 14 de julho de 2016, propôs aos alunos e funcionários uma nova utilidade ao material de expediente utilizados no dia a dia do seu trabalho ou no seu ambiente acadêmico.
Nosso objetivo foi trazer uma outra função para o papel, sendo utilizado como bloco de notas, reutilizando assim, o inverso do papel usualmente impresso e jogado fora indiscriminadamente. Além de reaproveitar os teclados de computadores sem uso para serem aplicados para decoração.
O jornal, por sua vez, foi utilizado como utilidade para saquinho de lixo, ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer, levando em média 20 segundos. A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que são utilizados em diversas áreas, como nas salas de aula e escritório.
A oficina vem trazendo uma nova maneira de não desperdiçar o material usado em seu setor, que vai além da sensibilização constantemente utilizando a Gestão ambiental dentro da instituição de ensino, e o mesmo papel usado pode sim ser reaproveitado exatamente como um bloco de notas/rascunho de acordo com sua necessidade. Criando assim, a oportunidade de esclarecer dúvidas existentes sobre temáticas sustentáveis das pessoas que participaram da oficina, mostrando uma construção diferente para a nossa qualidade de vida, pois sabemos que se o ambiente não está equilibrado, o ser humano está comprometendo a sim mesmo.
O resultado dessa atividade trouxe grande satisfação para equipe executora, principalmente para os participantes da oficina que puderam confeccionar o material que utilizam no seu dia a dia e perceber o quanto podem ser multiplicadores dessa informação, tornando assim, um habito do seu próprio setor administrativo e acadêmico.
Por: Karina Braga