AGA/UEMA desenvolve projeto de horta em escola de ensino fundamental
Por SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO AMBIENTAL AGA/UEMA em 18 de novembro de 2016
A questão alimentar envolve diversas áreas do conhecimento. A educação alimentar deve abranger, portanto, a realização de trabalhos de forma interdisciplinar buscando aproximar a comunidade acadêmica e os estudantes da educação básica.
Em sintonia com este movimento e ciente de seu papel na construção de um ambiente mais equilibrado, a Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Assessoria de Gestão Ambiental, não vem medindo esforços em cumprir metas relacionadas à sua responsabilidade socioambiental, conforme orienta o artigo 225 da Constituição Federal e demais normas congêneres.
Com a proposta intitulada “Educação Ambiental alimentando saberes: a universidade vai à escola”, objetivamos realizar uma série de atividades voltadas para a capacitação dos estudantes e professores da rede de educação básica de ensino, tanto estadual quanto municipal, para o desenvolvimento de ações de promoção da alimentação saudável, contribuindo assim para a promoção da segurança alimentar e nutricional, além de buscar esclarecer a importância da educação alimentar dentro do contexto escolar e visando gerar processos educativos ricos e significativos por parte de todos envolvidos na ação pedagógica. Assim, pretende-se mostrar um exemplo prático de gestão sustentável para a sociedade, respeitando as limitações e potencialidades do ambiente, em busca de um equilíbrio ambiental e qualidade de vida para todos.
A AGA vem prestando auxílio técnico em escolas com o projeto horta escolar, que visa possibilitar uma merenda escolar com alimentos de qualidade e livre de agrotóxicos. O envolvimento dos alunos é muito importante para que os mesmos percebam o valor de produzir seu próprio alimento e para que mantenham sua horta, a primeira escola beneficiada foi a Unidade de Educação Básica Galileu Clementino Ramos Santos, localizada na Santa Bárbara.
Por: Adrianne Laís e Andreia Pinheiro