AGA/Uema participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente com foco em justiça climática e governança
Por SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO AMBIENTAL AGA/UEMA em 9 de maio de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA), integrou a comitiva oficial do Maranhão na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA), realizada de 6 a 9 de maio de 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
Representando a universidade e o estado, participando como delegada a Profª. Dra. Andréa Araújo do Carmo, superintendente da AGA e vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua/Uema).
A professora compõe o Eixo 5 – Governança e Educação Ambiental, espaço estratégico voltado à construção de políticas públicas integradas para sustentabilidade e participação social na gestão ambiental.
A AGA/Uema agradece a oportunidade de integrar esse importante espaço de construção coletiva e colaborativa de soluções ambientais, reafirmando seu compromisso com a educação ambiental e a governança socioambiental.
Participar do Eixo 5 representa não apenas um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela universidade, mas também uma chance de contribuir ativamente com propostas que fortaleçam a agenda ambiental no país.
Com o tema central “Emergência Climática: Defesa da Vida e Sustentabilidade”, a 5ª CNMA, reuniu representantes dos poderes públicos, sociedade civil, instituições de ensino e movimentos sociais em uma agenda intensa de painéis, debates, grupos de trabalho e atividades autogestionadas.
Na programação, a delegação do Maranhão marcou presença na palestra magna com o climatologista Carlos Nobre, um dos principais nomes da ciência climática no Brasil, que abordou os desafios urgentes da crise ambiental global.
Na sequência, a professora Andréa participou dos debates do Grupo de Trabalho 49, contribuindo com reflexões estratégicas sobre educação ambiental e governança no contexto das mudanças climáticas.
A Uema também esteve representada na atividade autogestionada intitulada “Diálogos Inter Redes: Justiça Climática e o Tratado de Educação Ambiental na Cúpula dos Povos Rumo à COP30”.
A presença da Uema nessa Conferência histórica reforça o compromisso institucional com a articulação entre ciência, educação e políticas públicas para enfrentar os desafios da justiça climática e promover ações sustentáveis em todas as esferas sociais.
Seguimos juntos e comprometidos com a construção de um mundo mais justo e equilibrado ambientalmente!
✅ ODS 4 – Educação de Qualidade
Meta 4.7 – Até 2030, garantir que todos os alunos adquirem conhecimentos e habilidades necessárias para promover educação para a sustentabilidade, direitos humanos, igualdade de gênero, cultura de paz e valorização da diversidade cultural.
Além disso, essa ação reafirma o compromisso da UEMA com a sustentabilidade e a inovação, por meio da categoria EDUCATION (Ed) do GreenMetric.
📲 Acompanhe @aga.uema e fique por dentro das ações ambientais e científicas!
#CNMA #GovernançaAmbiental #EducaçãoAmbiental #MeioAmbiente #EmergênciaClimática #UEMA #AGA #ProfÁgua #PolíticasPúblicas #Sustentabilidade