Um resíduo, três destinos.
Por SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO AMBIENTAL AGA/UEMA em 11 de julho de 2025
Um resíduo, três destinos
No dia a dia dos laboratórios universitários, uma mesma substância pode seguir caminhos muito distintos e os impactos dessas decisões são mais sérios do que parecem.
1️⃣ Em alguns casos, resíduos químicos são descartados diretamente na pia, o que configura crime ambiental, com sérias consequências para os recursos hídricos, o solo e a saúde pública.
2️⃣ Em outras situações, os resíduos são simplesmente esquecidos nos laboratórios, sem qualquer identificação ou controle, aumentando o risco de reações perigosas, exposição acidental e contaminações.
3️⃣ No cenário ideal, esses resíduos são armazenados corretamente, rotulados com todas as informações obrigatórias e entregues à gestão ambiental da universidade, que garante o descarte técnico e ambientalmente adequado.
Na prática, isso significa que a forma como cada estudante, pesquisador ou técnico lida com o resíduo impacta diretamente a segurança do laboratório, o bem-estar da comunidade acadêmica e a sustentabilidade institucional.
A responsabilidade ambiental começa com pequenas atitudes.
🔍 Escolher o caminho correto é um compromisso com a ciência ética e com o futuro.
🔎 AGENDA 2030:
✅ ODS 4 – Educação de Qualidade
Meta 4.7 – Até 2030, garantir que todos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover a sustentabilidade, direitos humanos, igualdade de gênero, cultura de paz e valorização da diversidade cultural.
Além disso, essa ação está alinhada com a categoria EDUCATION (Ed) do GreenMetric, reforçando o compromisso da UEMA com práticas educacionais inclusivas e sustentáveis.
#EscolhasNoLaboratório #GestãoDeResíduosUEMA #DescarteResponsável #ResíduosQuímicos #UEMASustentável #AGAemAção