ARTIGO 5

 

Vol. 08 | Nº 01 | 2025

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA

Meio Ambiente

https://doi.org/10.29327/2620317.8.1-5

José Maurício Dias Bezerra; Paulo Samuel da Silva Santos; Gleiciane de Assis Albuquerque; José de Ribamar Lima Santana; Cássia Regina Lopes dos Santos.

 

Resumo

Este estudo desenvolve o contexto das práticas de sustentabilidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como caracteriza o panorama socioeducacional desta modalidade da educação básica no município de Codó-MA, a qual compreende estudantes com faixas etárias diversas, e por isso enfrenta desafios variados a fim de oferecer, dentre outras coisas, um processo ensino aprendizagem com prismas sustentáveis e equitativos. Nestes pressupostos, a pesquisa guiou-se pelo delineamento qualitativo, expresso pela utilização da entrevista semiestruturada, e exploratória, compondo aspectos do tratamento bibliográfico (Gil, 2017, Marconi; Lakatos, 2022). Dito isso, a partir dos resultados, realçam-se os entraves na ocorrência de ações sustentáveis nos centros educacionais locais com oportunidade para o EJA, refletindo na falta de planejamento educacional e articulações intersetoriais e municipais. Conclui-se que percebidos os problemas, são necessárias políticas educacionais mais estruturadas para garantir que a sustentabilidade ambiental seja abordada de maneira prática e contínua nas salas de aula da modalidade descrita.




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