ARTIGO 7
Vol. 08 | Nº 01 | 2025
REPOSITÓRIO ACADÊMICO E A REDUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Meio Ambiente
https://doi.org/10.29327/2620317.8.1-7
Kátia Soares dos Santos; Ana Lídia Sobrinho Rudakoff; Francisca Elany Régia Sousa Lopes; Betânia Lúcia Fontinele Lopes; Rosiane Ferreira de Castro.
Resumo
Os repositórios acadêmicos são plataformas digitais criadas por instituições de ensino para armazenar, preservar e divulgar a produção científica, promovendo o acesso aberto a teses, dissertações e artigos. Além de ampliar o alcance do conhecimento, esses repositórios reduzem o uso de papel, sendo considerados tecnologias limpas por minimizar impactos ambientais. A transição dos acervos físicos para digitais facilitou o acesso remoto às informações, promovendo a ciência aberta e democratizando o conhecimento. O Repositório Institucional da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) desempenha papel fundamental nesse contexto, reunindo e organizando a produção intelectual da universidade, garantindo acesso aberto, visibilidade e preservação a longo prazo dos documentos. A pesquisa realizada foi bibliográfica e descritiva, com abordagem qualitativa, analisando a estrutura e o funcionamento do repositório por meio de consultas diretas à plataforma.Os resultados demonstram que o repositório da UEMA facilita o gerenciamento e disseminação da produção acadêmica, promovendo a troca de conhecimento entre instituições e ampliando o acesso à informação científica. A plataforma é organizada por campi e permite buscas por autor, título, assunto e data de publicação, otimizando a experiência do usuário. Conclui-se que os repositórios institucionais são essenciais para a preservação e disseminação do conhecimento científico, fortalecendo a ciência aberta e contribuindo para a sustentabilidade ao adotar práticas que reduzem o impacto ambiental. A integração entre universidades, pesquisadores e a sociedade amplia o alcance dessas iniciativas, promovendo o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para o futuro.
Referências
BIBLIOTECA CENTRAL – UEMA. Disponível em: https://www.biblioteca.uema.br/. Acesso em: 4 set. 2024.
COSTA, S. M. S.; LEITE, F.C.L. Repositórios institucionais: potencial para maximizar o acesso e o impacto da pesquisa em universidades. In: Conferência Ibero-americana de Publicações Eletrônicas no contexto da Comunicação Científica, 1, 2006, Brasília. Anais… Campo Grande : Editora Uniderp, 2006. v. 1. p. 95-102.
CUNHA, Gustavo. Gestão de Repositórios Institucionais: Fundamentos e Práticas. São Paulo: Editora ABC, 2016. Disponível em: http://www.exemplo.com.br/gestao-repositorios. Acesso em: 08 set. 2024.
CUNHA, M. B. Desafios na construção de uma biblioteca digital. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 28, n. 3, p. 257-268, 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v28n3/v28n3a3.pdf. Acesso em: 17 jul. 2023.
FIOCRUZ. Educação Aberta. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
UEMA. Uema Repositório. Disponível em: https://repositorio.uema.br/. Acesso em: 4 set. 2024.