ARTIGO 4
Vol. 08 | Nº 01 | 2025
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS TECNOLÓGICOS DO PROFITEC/ UEMA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DAS DIRETRIZES CURRICULARES
Materiais e Vivências Didáticas
https://doi.org/10.29327/2620317.8.1-4
Andréa Araújo do Carmo; Vanessa Alves da Silva Rosa; Rubens Ferreira Rosa Neto.
Resumo
A Educação Ambiental é uma competência essencial das instituições de ensino superior, visando aproximar a formação acadêmica dos problemas socioambientais. Este trabalho analisou sua inserção em três cursos tecnológicos do Programa de Formação Profissional e Tecnológica (PROFITEC) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da avaliação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). A análise buscou mapear se a Educação Ambiental aparece como disciplina específica, conteúdo transversal ou atividade complementar. Os resultados revelaram que, embora não esteja explicitamente nomeada nos PPCs, a temática está incorporada em componentes curriculares de formas variadas, demonstrando a preocupação do programa em alinhar a formação tecnológica às demandas ambientais contemporâneas. Conclui-se que a abordagem, ainda que não uniforme, reforça a importância de diretrizes curriculares que promovam a sustentabilidade, destacando o papel da instituição na formação de profissionais conscientes de suas responsabilidades socioambientais.
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