INCOMPATIBILIDADE QUÍMICAS E BIOLÓGICAS


Por em 12 de setembro de 2025



INCOMPATIBILIDADE QUÍMICAS E BIOLÓGICAS

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante: as incompatibilidades químicas e biológicas dentro do ambiente laboratorial.

Alguma vez você já se questionou sobre a compatibilidade dos reagentes utilizados nos experimentos? Já parou para pensar que algumas dessas substâncias quando misturadas umas com as outras podem ter alguma reação adversa?

Bom, se não tomarmos cuidado isso pode realmente acontecer!!

Um exemplo clássico é misturar um ácido com uma base forte. A reação pode liberar uma grande quantidade de calor, podendo ocasionar queimaduras as pessoas, se a situação não for manuseada de forma correta.

Outro exemplo é colocar resíduos biológicos em contato com resíduos químicos, o que pode favorecer uma reação perigosa com a liberação de substâncias tóxicas, além de dificultar o gerenciamento desses resíduos.

Por isso, utilize uma sinalização clara nos frascos em que os resíduos são acondicionados durante os experimentos.

Busque sempre informações sobre as substâncias que estão sendo utilizadas durante a sua prática, para que incidentes como este não venham a acontecer dentro do seu laboratório.

Fique sempre alerta, e em caso de dúvidas procure a ajuda de um técnico ou responsável pelo ambiente de pesquisa. A AGA também ficará feliz em ajudar.

AGENDA 2030:
✅ ODS 4 – Educação de Qualidade
Meta 4.7 – Até 2030, garantir que todos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover a sustentabilidade, direitos humanos, igualdade de gênero, cultura de paz e valorização da diversidade cultural.
Além disso, essa ação está alinhada com a categoria EDUCATION (Ed) do GreenMetric, reforçando o compromisso da UEMA com práticas educacionais inclusivas e sustentáveis.



Últimas Postagens