BI | V8 | Nº2 | A3

 

Vol. 08 | Nº 02 | 2025

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA INFRAESTRUTURA DE CARREGAMENTO DE CARROS ELÉTRICOS EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO



https://doi.org/10.29327/2620317.8.2-3

Dejamim Ferreira Pereira; Glaudhevan Aguilheira Pereira de Sousa; DarlynneJannayra Trindade; Silva; Andrea Araujo do Carmo.

 

Resumo

Com a crescente adoção de veículos elétricos no mercado automobilístico, a infraestrutura se torna um ponto chave para interconexão de energia e transporte. Em São Luís, capital do Maranhão, segundo os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), dos adquiridos no estado, entre os anos de 2022 a 2024, 2.338 foram adquiridos na capital. A presente pesquisa, de caráter exploratório, teve como objetivo analisar a infraestrutura de recarga de veículos elétricos em São Luís, com foco na disponibilidade dos postos de abastecimento, nos fornecedores de energia e na distribuição geográfica dos pontos, a fim de mapear o panorama atual da mobilidade elétrica na cidade. A metodologia de parte de um levantamento bibliográfico exploratório, utilizando as bases do google acadêmico. Com objetivo de compreender profundamente a realidade desse fenômeno emergente, a pesquisa exigiu a realização de um trabalho de campo. Essa etapa foi fundamental para observar a infraestrutura de recarga disponíveis no município e possibilitando um tratamento mais consistente e detalhado dos dados. A estratégia metodológica permitiu a integração de dados qualitativos, oriundos de análise documental e da observação direta, com dados quantitativos, como a contagem de eletropostos, uso e localização geográfica. Foram identificados três eletropostos em funcionamento 24 horas na cidade, sendo dois localizados no bairro do Calhau e um no bairro do Pindorama. A investigação também constatou a atuação de três empresas responsáveis pela oferta de energia para os veículos elétricos, cuja operação é integrada a dois aplicativos de geolocalização e pagamento: VOLTZ e TUPI.




PDF

Referências

ABVE (Brasil). Infraestrutura de recarga acelera no país e apresenta crescimento de 179%. ABVE Data. São Paulo, p. 1-1. 7 out. 2024. Disponível em: https://shre.ink/gSBA. Acesso em: 20 jan. 2025

ABVE. Associação Brasileira do Veículo Elétrico. São Paulo, SP, 2025. Disponível em: <https://fgvenergia.fgv.br/sites/fgvenergia.fgv.br/files/caderno_carros_eletricos-fgv-book.pdf.>. acessado em 5 de mar. 2025.

FLICK, Uwi. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2002.

NOVAIS, Celso Ribeiro Barbosa de. Mobilidade elétrica: desafios e oportunidades. Rio de Janeiro: FGV Energia, ago. 2016.

PNME (Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica). 4º Anuário Brasileiro da Mobilidade Elétrica. [S.I: s.n.], 2025. Disponível em: <https://www.pnme.org.br/biblioteca/4o-anuario-brasileiro-da-mobilidade-eletrica/.> Acesso em 10 de abril de 2025.