ARTIGO 2

 

Vol. 08 | Nº 01 | 2025

FERRAMENTAS FORMATIVAS EM TURMAS VIRTUAIS: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO HÍBRIDO

Materiais e Vivências Didáticas

https://doi.org/10.29327/2620317.8.1-2

Suellen Pinheiro Ribeiro; Alessandro Costa da Silva.

 

Resumo

A pandemia do Coronavírus (COVID-19), fez com que os modelos educacionais sofressem mudanças significativas e os parâmetros pedagógicos estabelecesem nova relação como mediação pelo professor na construção do conhecimento. Os planos institucionais sofreram adequações. O ensino presencial foi ressignificado e convencionou-se denominar “ensino remoto emergencial”. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDCs), apresentam novas possibilidades para disseminação do conhecimento, por meio de práticas docentes que promovem aprendizagens mais significativas com uso de ferramentas metodológicas, ou seja, contribuindo na ampliação dos efeitos da distância e alinhamento no processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento deste trabalho ocorreu no curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão, tendo como objetivo realizar estudo sobre as ferramentas formativas virtuais do SigUema (turma virtual do sistema acadêmicos da UEMA), como estratégia para o ensino remoto emergencial. A metodologia foi dividida em duas exploratórias distintas: 1) levantamento de informações com o uso de questionário e 2) intervenções virtuais através da criação de conteúdos nas mídias sociais (material audiovisual). No entanto, participaram da pesquisa 37 discentes vinculados as modalidades de Licenciatura e Bacharelado. De acordo com os resultados obtidos, 92% responderam que tinham conhecimento das ferramentas formativas pedagógicas, o que nos faz refletir que possuíam experiências com as aplicações educativas virtuais. Além disso, foi possível observar que muitas são as ferramentas digitais formativas no SigUema, no entanto, investimentos em atualizações do software são necessárias para tornar esse ambiente virtual interativo, em que professor e aluno atuem com construtor do conhecimento, tornando o ambiente educacional propício a aprendizagem.




PDF

Referências

INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Relatório sobre os desafios do ensino remoto no Brasil. Brasília: INEP, 2021.

IDOETA, P. A. Os desafios e potencialidades da educação a distância adota as pressas em meio à quarentena. BBC News Brasil, 2020. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 8 mar. 2025.

LEÃO, M. F.; REHFELDT, M. J. H.; MARCHI, M. I. O uso do ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta de apoio ao ensino presencial. Abakós, v. 2, n. 1, p. 32-51, 2013.

MARTINS, A. D. C.S; ALVES, L. A. D. S. O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, v. 19, n. 2, 2016.

MINAYO, M. C. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, M. C. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes. 2016. (Série Manuais Acadêmicos).

MORAN, J. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus Editora, 2007.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo:Cortez, 2011.

PAIVA, V. M. O. Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas. Educação em Revista, v. 26, p. 353-370, 2010.

PALOFF, R. M.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SANTO, E. E; CARDOSO, A. D. L; SANTOS, A. G. D. Avaliação da Aprendizagem no Ensino a Distância Online. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 32, n. 69, p. 261-276, 2023.

SERRA, I. M. R. S; PEREIRA, M. O.; MUNIZ, E. F. A.; LIMA, D. M. L. F. Aprendizagem em ambientes virtuais: uma experiência de formação de mediadores em EaD. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 12, n. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34624/id.v12i1.14419. Acesso em: 08 mar. 2025.

SOUZA, S; FRANCO, V. S; COSTA, M. L. F. Educação à distância na ótica discente. Educação e Pesquisa, v. 42, p. 99-114, 2016.