ARTIGO 6
Vol. 08 | Nº 01 | 2025
PROMOVENDO O CONSUMO CONSCIENTE NO ÂMBITO ESCOLAR
Meio Ambiente
https://doi.org/10.29327/2620317.8.1-6
Natália Silva Sousa; Nadja Furtado Bessa dos Santos; Ingrid Cristina Costa Santos; Dulciane França Pereira.
Resumo
A educação para o consumo é um tema atual e extremamente importante, uma vez que vivemos numa sociedade consumista. A grande preocupação no ato de consumir é a elevada geração de resíduos sólidos e efluentes e todos os impactos advindos com essa geração. Este estudo tem como objetivo analisar a relação existente entre o consumo e a sustentabilidade através da educação, colaborando para a formação de cidadãos responsáveis e ativos, além de estimular a comunidade escolar do CE Professor José de Nascimento Moraes, a refletir sobre o ato de consumir, compreendendo e analisando condicionantes e consequências do consumo na conjuntura atual. É uma pesquisa de natureza quantitativa, qualitativa e empírica; de levantamentos bibliográficos; aplicações de questionários para os alunos, gestores, coordenadoras pedagógicas, servidores administrativos, auxiliares de limpeza; registros fotográficos e ações sobre o consumo consciente. As atividades foram realizadas para as turmas 900 e 100, com apresentações de dicas e informações abordando o consumo sustentável. Os resultados parciais mostraram que a comunidade escolar está ciente de como as práticas da sustentabilidade e do consumo correto, podem levar a mudanças de comportamento. Foi possível observar, como o consumo sustentável pode ser alcançado por meio da educação, por meio de professores com formação adequada e também da sensibilização dos alunos em tornar frequente a prática de tais aprendizagens. A Educação Ambiental é um dos caminhos para tal fim, tornado cidadãos cada vez mais conscientes.
Referências
BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (Org). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Ministério da Educação. Brasília. Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Gestão de Tecnologias em Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017.
BAUMAN, Z. Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
CANCLINI, N.G. Consumidores e cidadãos; conflitos multiculturais da globalização. Editora UFRJ: Rio de Janeiro, 1999.
DIAS, Genebaldo F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9.ed. São Paulo: Gaia, 2004.
GIL, José. A imagem nua e as pequenas percepções. Relógio d’ Água, 2ª Edição, Lisboa, 2005.
MARQUES, Joaquim Jorge Silva. As imagens do desenho: percepção espacial e representação. Trabalho de Síntese. Faculdade de Belas Artes do Porto, 2006.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE. Ação Planetária. O PNUMA em 2021. ONU. 2021. Disponível em: https://wedocs.unep.org/bitstream/handle/20.500.11822/37946/UNEP_AR2021_PT.pdf. Acesso em: 30 jan. 2025.
PRONADOV, C, C; FREITAS, C, F. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SENA, Nathalie. Consumo consciente. Construir Notícias. Pernambuco. 2023. Disponível em: https://www.construirnoticias.com.br/consumo-consciente/ Acesso em: 08 fev. 2025.