BI | V8 | Nº2 | A6
Vol. 08 | Nº 02 | 2025
POLÍTICAS CURRICULARES COM O TEMA INTEGRADOR EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
perspectivas de um novo Plano Nacional de Educação
https://doi.org/10.29327/2620317.8.2-6
Luís José Câmara Pedrosa.
Resumo
Este trabalho tratra das análises acerca de alguns documentos recentes a respeito da inserção do tema Educação Ambiental nas propostas curriculares brasileiras. No entanto, a Política Nacional de Educação Ambientbal (1999) e as Diretrizes Curriculres Nacionais para a Educação Ambiental (2012) concebem a Educação Ambiental como um componente curricular permanente, contínuo e integrado para a Educação Básica e Superior. Já o Documento de Referência da Conferência Nacional de Educação, CONAE-2024 (BRASIL, 2024) aprovado em janeiro de 2024, traz elementos, em suas proposições e estratégias, para a inserção do componente temático científico integrador com o tema Educação Ambiental nos currículos brasileiros, em especial, no Eixo VII: Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia de uma vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza. De outro modo, a Base Nacional Comum Curricular (2018) tem uma concepção de “componente curricular”, para além do formato das tradicionais disciplinas escolares. Entretanto, alguns elementos se fazem necessário um entendimento sobre compoentne curricular integrador, envolvendo o tema Educação Ambiental e as disciplinas clássicas, no currículo da Educação Básica.
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