Projeto de diagnóstico dos resíduos químicos dos laboratórios do Campus Paulo VI

Por em 11 de maio de 2015

20150514_154631

Bombonas para o descarte de material

A Universidade Estadual do Maranhão tem oferecido, cada vez mais, cursos que utilizam práticas em laboratório com manuseio de produtos químicos os mais variados. A prática do uso constante destes reagentes pode ser vista nos cursos de Ciências, Química Licenciatura, Biologia Licenciatura, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharias Mecânica, Civil e de Pesca. Em relação às linhas de pesquisa da UEMA são vários os projetos que incluem análises em laboratório com o uso de produtos químicos e descarte dos mesmos.

Armário com reagentes armazenados

A prática do descarte dos resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa nas Universidades brasileiras tem sido uma preocupação nova, pois não existem ainda normas ou legislações no País que estabeleçam regras para o descarte; sendo que a grande maioria descarta seus resíduos in natura diretamente nas pias, os quais seguem para a rede de esgotos comprometendo a fertilidade do solo das proximidades, o ecossistema marinho e os animais que utilizam a água, sem falar da população.

Vis威而鋼
ita aos laboratórios

O principal objetivo deste trabalho é sensibilizar alunos, professores e funcionários dos laboratórios que manuseiam produtos químicos sobre a importância da implantação de um programa de gerenciamento de resíduos em nossa comunidade acadêmica.

Por: Wenderson Vasconcelos