2 de fevereiro – Dia Mundial das Zonas Úmidas


Por em 23 de abril de 2024



Hoje, 2 de fevereiro, é o Dia Mundial das Zonas Úmidas. A data comemorativa, bem como o conceito de zona úmida, surgiu durante a Convenção de Ramsar, em 1971, no Irã, quando um tratado foi pactuado por diversas nações. Atualmente são 168 países signatários do tratado, que, como contrapartida, têm de designar ao menos uma área úmida para compor a lista Ramsar.
As Zonas podem ser definidas como áreas de pântano, charco, turfa ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo área de água marítima com menos de seis metros de profundidade na maré baixa. Tem um papel fundamental na manutenção a biodiversidade e para a regulação do clima. Situadas em uma área de transição entre os ecossistemas aquáticos e terrestres, essas áreas são muito vulneráveis.
Preservar e restaurar zonas úmidas é crucial para manter e garantir a sustentabilidade dos ecossistemas naturais e da vida humana. O Dia Mundial das Zonas Úmidas é uma oportunidade para conscientizar as pessoas sobre a importância desses ecossistemas e promover ações para sua conservação.

#baixadamaranhense – 📸: ricvertigo – Ricardo Santos

Desta forma, a UEMA vem cumprindo a Lei N.º 9.975 – Política Nacional de Educação Ambiental e executando a AGENDA 2030, em prol do desenvolvimento sustentável mundial, por meio desta ação, executando os ODS 4 (Educação), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), ODS 13 (Combate as mudanças climáticas) e ODS 14 (Vida debaixo da água). Além de está correlacionado com a categoria de Education (ED) do GreenMetric.

Siga a página @aga.uema e acompanhe as novidades.

#orgulhodeseruema
#agauemaévocê



Últimas Postagens