AGA presente em certificação nacional da Uema!
Por SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO AMBIENTAL AGA/UEMA em 21 de março de 2025
A Uema recebeu o Selo ODS Educação 2024, e a AGA foi um dos setores, da Uema, que contribuiu para essa conquista, por meio de 7 projetos. Confira quais são:
1. Papapet Sustentável: Reciclagem e Transformação na Uema;
2. Gerenciamento de resíduos sólidos recicláveis do Campus São Luís;
3. Assuma seu resíduo: Gerenciamento de resíduos recicláveis da Uema;
4. Circuito Sala Verde no Campus São Luís;
5. Lançamento do Circuito Sala Verde nos Campi da Universidade Estadual do Maranhão;
6. Restaurante Universitário da Uema: combatendo a fome e alimentando a inclusão;
7. Transformar para nutrir: convertendo resíduos orgânicos em riqueza sustentável.
Este selo é de extrema importância e reconhece, nacionalmente, as instituições que, em sua estrutura, seguem compromissadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente o ODS 4, e a Agenda 2030.
A cerimônia aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do Magnífico Reitor da Uema Prof.º Drº Walter Canales, da Assessora Chefe dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Profª Dra. Ariadne Enes Rocha, da Superintendente de Gestão Ambiental Prof.ª Dra. Andréa Araújo do Carmo, da Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis Profª Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra.
Em 2023, a AGA, teve 3 projetos aprovados com o Selo ODS Educação e em 2024 aprovou 7 projetos, reforçando sempre o empenho da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA) em promover práticas sustentáveis, dentro da nossa universidade e em toda a comunidade acadêmica.
Este Selo ODS é de caráter anual e a Assessoria ODS-UEMA faz a compilação e todo o processo de adequação e submissão institucional para análise e aprovação para a certificação do Selo ODS Educação.
Confira para mais informações:
https://dados.uema.br/selo-ods/
https://www.uema.br/2024/12/uema-conquista-o-selo-ods-educacao-2024-com-excelencia/)
✅ ODS 4 – Educação de Qualidade
Meta 4.7 – Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
Além disso, essa ação reafirma o compromisso da Uema com a sustentabilidade e a inovação, por meio da categoria EDUCATION (Ed) do GreenMetric.
📲 Acompanhe @aga.uema e fique por dentro das ações ambientais e científicas!
#UEMA #SeloODS #DesenvolvimentoSustentável #Educação #MeioAmbiente