09 de Agosto – Dia Internacional dos Povos Indígenas
Por SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO AMBIENTAL AGA/UEMA em 10 de agosto de 2025
Hoje é dia de reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade, a cultura, os saberes e os direitos dos povos indígenas. 🌿 Mais do que uma data simbólica, o 9 de agosto é um chamado à reflexão sobre a luta histórica dos povos originários por território, dignidade, preservação de suas tradições e respeito à sua identidade.
🌍 A preservação dos saberes ancestrais é essencial para o presente e o futuro de todos nós. Honrar os povos indígenas é também defender a vida, a natureza e a justiça social.
📣 A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA) e do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica do Maranhão (Proetnos), reafirma seu compromisso com o respeito à diversidade étnica e com a promoção de ações voltadas à inclusão e ao reconhecimento dos povos originários.
O Proetnos/UEMA oferece cursos de licenciatura intercultural e diferenciada, destinados à formação de professores para atuar em contextos específicos e respeitando as identidades culturais:
Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena (LIEBI) – Formação de professores indígenas com foco nas áreas de Ciências da Linguagem, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Licenciatura em Educação Quilombola (LIEQ) – Formação de professores para escolas quilombolas.
Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) – Formação de professores para escolas do campo, com ênfase em Ciências Humanas.
🎯 Público-alvo: indígenas, quilombolas e agroextrativistas (como as quebradeiras de coco babaçu).
✅ ODS 4 – Educação de Qualidade
Meta 4.7 – Até 2030, garantir que todos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover a sustentabilidade, direitos humanos, igualdade de gênero, cultura de paz e valorização da diversidade cultural.
Essa ação também está alinhada à categoria EDUCATION (Ed) do GreenMetric, reforçando o compromisso da UEMA com práticas educacionais inclusivas e sustentáveis.
#DiaDosPovosIndígenas
#PovosOriginários
#DiversidadeÉtnica
#UEMA
#AGAUEMA
#ResistênciaIndígena
#OrgulhoAncestral