Participação da AGA/UEMA no IV Encontro Internacional em Democracia Ambiental – Coimbra 2025
Por SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO AMBIENTAL AGA/UEMA em 21 de outubro de 2025
Participação da AGA/UEMA no IV Encontro Internacional em Democracia Ambiental – Coimbra 2025
A Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Maranhão (AGA/UEMA) marca presença internacional no IV Encontro Internacional em Democracia Ambiental: Transições Democráticas, que será realizado nos dias 23 e 24 de outubro de 2025, em formato híbrido, diretamente da Universidade de Coimbra, Portugal.
Representando a AGA/UEMA e o estado do Maranhão, a Profa. Dra. Andréa Araújo do Carmo, Superintendente de Gestão Ambiental e pesquisadora do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua, participará do evento com a palestra intitulada:
“Avanços na Gestão Ambiental do Ministério Público do Estado do Maranhão: parceria com Instituições de Ensino Superior”.
A apresentação destacará o papel essencial da universidade como parceiras estratégicas na promoção de políticas públicas ambientais, evidenciando os resultados e desafios dessa integração entre academia e órgãos públicos, com foco especial na experiência maranhense.
O evento é uma realização conjunta do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (IJ) e do Centro de Estudos em Democracia Ambiental da UFSCar (CEDA), no âmbito do projeto estratégico UID 04643 – Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
A participação da AGA/UEMA reforça o compromisso da Universidade Estadual do Maranhão com a internacionalização, a sustentabilidade e a articulação entre ciência, gestão pública e cidadania ambiental.
🔗 Para saber mais sobre a programação completa do evento, acesse: https://www.ceda.ufscar.br/pt-br
AGENDA 2030:
✅ ODS 4 – Educação de Qualidade
Meta 4.7: garantir que todos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover a sustentabilidade, os direitos humanos, a igualdade de gênero, a cultura de paz e a valorização da diversidade cultural.
Essa iniciativa também está alinhada à categoria EDUCATION (Ed) do GreenMetric, reforçando o compromisso da UEMA com práticas acadêmicas sustentáveis e inclusivas.