prPresença internacional no IV Encontro Internacional em Democracia Ambiental: Transições Democráticas.


Por em 24 de outubro de 2025



A Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Maranhão (AGA/UEMA) marcou presença internacional no IV Encontro Internacional em Democracia Ambiental: Transições Democráticas, realizado nos dia 23 de outubro de 2025, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal.

Representando a UEMA e o estado do Maranhão, a Profa. Dra. Andréa Araújo do Carmo, Superintendente de Gestão Ambiental e pesquisadora do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua, participou do evento com a palestra “Avanços na Gestão Ambiental do Ministério Público do Estado do Maranhão: parceria com Instituições de Ensino Superior”.

A atividade integrou uma mesa-redonda com a participação da Dra. Natilene Brito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e pesquisadora do ProfÁgua, fortalecendo o diálogo entre instituições e destacando as ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Universidade de Coimbra, fundada em 1290, é uma das mais antigas do mundo e a mais antiga de língua portuguesa. Seu campus histórico, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, abriga a icônica Biblioteca Joanina e a tradicional Faculdade de Direito, que há séculos desempenha papel central na formação de líderes e no avanço do pensamento político e jurídico lusófono.

A presença da AGA/UEMA neste evento reforça a internacionalização das ações ambientais da universidade e o compromisso com a cooperação acadêmica entre instituições como o ProfÁgua, o Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade e Gestão Ambiental (PPG/UEMA), o Centro de Ciências da Natureza (CEDA/UFSCAR) e a UEMA Oficial, consolidando parcerias em prol da sustentabilidade e da governança ambiental.

AGENDA 2030:
✅ ODS 4 – Educação de Qualidade
Meta 4.7: garantir que todos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover a sustentabilidade, os direitos humanos, a igualdade de gênero, a cultura de paz e a valorização da diversidade cultural.

Essa iniciativa também está alinhada à categoria EDUCATION (Ed) do GreenMetric, reforçando o compromisso



Últimas Postagens