BI | V8 | Nº2 | A7
Vol. 08 | Nº 02 | 2025
TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
um estudo sobre o uso consciente da água no ambiente escolar
https://doi.org/10.29327/2620317.8.2-7
Lyandra Ferreira Rabelo; Luiz Davi Correa Pinto; Filipe Ricardo Ferreira Rabêlo; Vanderson Viana Rodrigues.
Resumo
A presente pesquisa visa refletir sobre a importância da educação ambiental como prática transformadora no cotidiano escolar, destacando a necessidade de integrar teoria e prática para promover uma consciência crítica sobre a sustentabilidade hídrica. A investigação foi realizada na U.E.B. Antônio Vieira, com alunos do 8º ano do ensino fundamental, durante atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, buscou-se entender como os estudantes percebem a água como recurso essencial, bem como suas sugestões para preservação.A metodologia adotada incluiu revisão bibliográfica, abordagem qualitativa e quantitativa, com aplicação de um questionário objetivo sobre o consumo e desperdício de água no ambiente escolar. Os dados revelaram que 58% dos alunos não sabem a origem da água consumida na escola, embora 88% tenham recebido orientações sobre o uso consciente, no qual cerca de 76% relataram já ter presenciado desperdícios de água, e apenas 24% reconhecem ações efetivas da escola para economizá-la, os resultados indicam que, apesar da sensibilização teórica, ainda há uma desconexão entre o ensino e a prática cotidiana. Conclui-se que a educação ambiental, quando vivenciada de forma prática e crítica, tem potencial para formar sujeitos conscientes e engajados na transformação da realidade.
Referências
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 15 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra S/A, 2000.
HISSA, C. E. V. A mobilidade das fronteiras: ensaios sobre a natureza e a teoria. Belo Horizonte: UFMG, 2017.
Instituto Trata Brasil. Estudo com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) – 2019. Reportado em matéria da Globo.com: “Desperdício de água aumenta pelo terceiro ano seguido no Brasil; prejuízo chega a R$ 12 bilhões” – Acesso em abril de 2025.
JACOBI, Pedro Roberto. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, 2005.
MEDEIROS, Emerson Augusto; VARELA, Sarah Bezerra Luna; NUNES, João Batista Carvalho. Abordagem Qualitativa: estudo na Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2004 – 2014). HOLOS, [S.l.], v. 2, p. 174-189, ago. 2017.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia Cientifica para alunos dos cursos de graduação e pós graduação. 3 ed.São Paulo: Editora Loyola, 2002.
REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.
TRAVASSOS, Edson Gomes. A prática da educação ambiental nas escolas. Porto Alegre: Mediação, 2006.
